VINTE ANOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL ABRE COM PALESTRA DE PESQUISADOR ALEMÃO

Amanhã, dia 11 de setembro, o Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – 20 Anos, recebe o pesquisador alemão Sebastian Lentz a partir das 9 horas, na sala 101 da Unisc. O conferencista aborda As perspectivas de Região e Regionalização na Atualidade.

Sebastian Lentz trabalha no Institut für Länderkund, Universität Leipzig, na Alemanha. Os objetivos de Lentz para este dia de seminário são abordar o significado do conceito de região, as suas características e o que o diferencia de outros conceitos espaciais. Ainda traz uma questão para ser discutida entre os participantes: por que falamos em “desenvolvimento regional” e não em “desenvolvimento espacial”?

Segundo pesquisas do professor Lentz, o termo “região” não tem uma única definição no campo da discussão científica. Para a maioria dos geógrafos e planejadores, “região” é um objeto espacial que se coloca no nível subnacional, já para cientistas políticos e alguns economistas o conceito adquire uma dimensão supranacional, como Mercosul ou União Europeia.

A coordenadora do PPGDR da Unisc, que promove o Seminário, Virginia Elisabeta Etges, diz que a partir dessas colocações, Lentz deverá aprofundar a reflexão sobre o conceito de região, discutindo referenciais teórico-metodológicos presentes em trabalhos científicos e nas estratégias de planejamento.

A programação do seminário segue à tarde, com mesa redonda às 13h30min sobre Desenvolvimento Regional nos anos 1990 e a criação do PPGDR. O professor da UFRGS Reinaldo Adams, primeiro Coordenador do PPGDR, o pesquisador Pedro Silveira Bandeira, e Virginia Elisabeta Etges discutem o tema. Às 16h, terá vez a mesa redonda sobre O significado do Programa nas trajetórias profissionais dos egressos do PPGDR, com os ex-alunos Blasius Silvano Debald, da Faculdade União das Américas – PR, primeiro mestre formado em Desenvolvimento Regional; Valdir Roque Dallabrida, da Universidade do Contestado – SC, primeiro doutor em Desenvolvimento Regional; Janete Stoffel, da Universidade Federal da Fronteira Sul- RS, doutora em Desenvolvimento Regional, e João Paulo Reis Costa, mestre em Desenvolvimento Regional, ganhador do Prêmio Vale-CAPES de Ciência e Sustentabilidade de Melhor Dissertação de Mestrado 2012, esses últimos também formados pelo PPGDR.

Na sexta-feira, dia 12, a partir das 9h, uma segunda grande conferência sobre a Política Regional Brasileira: Um resgate necessário, com Henrique Villa da Costa Vieira, do Centro de Estudos e Gestão Estratégicos – CGEE – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que vem acompanhando as discussões nos últimos 15 anos. Às 13h30min, Victor Ramiro Fernándes, da Universidad Nacional del Litoral, Argentina, apresenta o tema com título provocativo Que é e o que não é desenvolvimento regional no período pós-neoliberal.

Ainda, na noite desta quinta-feira, haverá um jantar comemorativo aos 20 anos, no Restaurante Quiosque, centro de Santa Cruz do Sul. O jantar ocorre por adesão.