Apresentações dos Painelistas

– Dra. Ester Limonad – Universidade Federal Fluminense e ANPUR

Laureada em 2007 com o III Prêmio Milton Santos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona (2006), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1977). Atualmente é Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, Coordenadora do Grupo Cidade, Espaço e Lugar (GECEL), Consultora Ad Hoc do: CNPq, CAPES, Fundação Araucária, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Prociência), das Universidade Federais de Goiás, Mato Grosso e Sergipe e dos Periódicos Scripta Nova, Biblio 3W, Geographia, Geografias, Plurais, Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, da Revista Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e São Paulo em Perspectiva. É membro da Red Internacional de Geocrítica, Membro do Conselho Editorial das revistas Geographia (UFF), Geografias (UFMG), Plurais (UFGO) e ETC. Membro do Comitê Científico do X Simpósio de Geografia Urbana, Membro do Comitê Científico do XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Organizadora de diversos eventos na área de Geografia. Autora de diversos trabalhos e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (2008-2010), Tem experiência na área de Geografia Humana e Regional, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, dispersão territorial, reestruturação produtiva, redes, Rio de Janeiro e lugar. Orientadora de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado defendidas.

 

Dr. Mauricio Aguiar Serra – UNICAMP 

Doutor pela London School of Economics and Political Science (1997). Foi professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), editor da Revista de Economia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR). Atualmente é professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP) onde integra os Núcleos de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) e o de Economia Agrícola (NEA). Secretário Executivo da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Economia (ANPEC), Diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), e Diretor da Sociedade Brasileira de Econometria (SEB). Tem trabalhado em diversos projetos acadêmicos e institucionais relacionados às áreas de seu interesse: Economia Regional, Economia do Meio Ambiente, Economia Institucional e Economia Industrial.

 

– Dr.  Sérgio Luís Allebrandt – UNIJUÍ

Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/Unisc (2010), Mestre em Administração Empresarial pela EBAPE/FGV (2001), pós-graduado em Administração Pública no CPGA/UFSC (1987) e especialista em Contabilidade pela UNIJUÍ (1983), Licenciatura em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (1977) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis de Ijuí (1979). Professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, na área de Gestão e Administração Pública, com ênfase em Gestão Pública Local e Gestão Social, atua no Mestrado em Desenvolvimento (PPGDes/UNIJUÍ) e no Mestrado em Direitos Humanos (PPGD/UNIJUÍ). É líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão Pública, Desenvolvimento e Cidadania (GPDeC), criado em 2002 e coordena o Programa de Extensão “Gestão Social e Cidadania”, criado em 2000. Principais áreas e temas de interesse no ensino, pesquisa e extensão: administração pública e desenvolvimento, gestão social do desenvolvimento, gestão territorial, democracia e cidadania deliberativa, conselhos gestores de políticas públicas, participação da sociedade civil na gestão pública, controle social das políticas públicas, desenvolvimento regional e planejamento e orçamento participativos; Planejamento e Estratégias Organizacionais e Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais.

 

– Dr. Rainer Randolph – IPPUR e CAPES

Possui diploma em Física pelas Universidades de Göttingen/RFA (1966) e Munich/RFA (Ludwig-Maximilians) (1969), pós-graduação (diploma) em Ciências Econômicas e Ergonômicas (Arbeits und Wirtschaftswissenschafltiches Aufbaustudium) da Universidade Técnica de Munich/RFA(1973) e doutorado em Ciências Econômicas e Sociais da Universidade Erlangen-Nuremberg/RFA (Friedrich-Alexander) (1978). Professor titular no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Coordenador da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2008 a 2011 e reconduzido para a trienal de 2011 a 2013; Diretor do IPPUR/UFRJ desde maio de 2012 e, anteriormente, de 1987 a 1989 e de 2000 a 2002; Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2009-2012); foi Representante das Ciências Sociais Aplicadas no Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES para o trênio 2008 a 2011 e membro da Comissão de Avaliação da Área Planejamento Urbano e Regional/Demografia da CAPES entre 2005 e 2007; Diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) de 1989 a 1991 e 2001 a 2003; membro titular no Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CEPEG) e no Conselho Universitário da UFRJ; é coordenador do Laboratório Oficina Redes e Espaço LabORE e membro do Núcleo de Estudos Regionais – NER – do IPPUR; parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), colaborador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO), parecerista ad hoc da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e de Fundações de Amparo à Pesquisa estaduais. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: expansão metropolitana; urbanização em áreas peri-metropolitanas e relações urbano-rurais; segregação e mobilidade sócio-espacial em escala regional; novas formas de participação na gestão urbana e regional e planejamento subversivo; redes sócio-técnicas, tecnologias de informação e comunicação e reorganização territorial.

 

– Dr. Guilherme Mendes Resende (Coordenador de Estudos Regionais da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais – IPEA)

É PhD em economia regional pela London School of Economics and Political Science (LSE-University of London) (2011), economista e possui mestrado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2005). É pesquisador concursado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde 2004. Tem experiência na área de planejamento e desenvolvimento regional e urbano e avaliação de políticas públicas, tendo vários trabalhos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Foi ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Paulo Haddad 2011 da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos e o Prêmio Epainos 2009 da Associação Européia de Ciência Regional (ERSA).

 

– Dr. Pedro Silveira Bandeira

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1971) , graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973) , mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) , mestrado em Economia pela New School for Social Research (1982) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

– Dr. Pedro Luiz Costa Cavalcante

Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comportamento Político, Instituições e Políticas Públicas (LAPCIPP). Doutor em Ciência Política (UnB) com Estágio de Doutorando (Doutorado-Sanduíche) realizado na University of California – San Diego (UCSD). Mestre em Ciência Política pela UnB (2007); Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ENAP); possui especialização em Administração Pública pela EBAPE/FGV e graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2001).

 

– Dr. Antonio Carlos Filgueira Galvão (Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE)

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1980) , especialização em Lab Int de Desenho de Estrat Regionais Lider pelo Instituto Latinoamericano de Planificación Económica y Social (1996) , especialização em V Curso de Planificación de Ciencia y Tecnologia e pelo Organização das Nações Unidas Para a Educação a Ciência e a Cultura (1991) , mestrado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Economia Aplicada Des Econ Espaço e M Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (2003) . Atualmente é Analista de Desenvolvimento Científico e Tecn do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economia Regional e Urbana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Política de Desenvolvimento Regional, Política Científica e Tecnológica, Inovação, Desenvolvimento Econômico, Economia da Inovação e Desenvolvimento Regional.