II Seminário do Observatório do Desenvolvimento Regional

O Observatório do Desenvolvimento Regional e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc vão reunir pesquisadores, representantes dos governos nacional e estadual e da sociedade civil para discutir a nova Política de Desenvolvimento Regional (PNDR), que está em vias de ser aprovada em Brasília. As discussões ocorrem por meio do 2º Seminário do Observatório do Desenvolvimento Regional, marcado para os dias 18 e 19 de abril, na Universidade.

Com o tema A nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional: desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional brasileiro, o seminário terá participantes do Estado e demais regiões do Brasil. O evento se inicia na noite de 18 de abril, às 18h30, na sala 5328, bloco 53 da Unisc, com uma reunião do Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR), um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido a partir da Unisc com a parceria de diversos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional do país, financiado pela Capes, Finep e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A programação segue na manhã do dia 19 de abril, com um painel sobre a implantação da nova PNDR. Neste painel estarão membros do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Ministério da Integração Nacional e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Ainda, no dia, à tarde, um segundo painel irá avaliar a nova PNDR e o papel da universidade, com pesquisadores pensando as possibilidades de pesquisa a partir da nova política.

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional define as diretrizes para as políticas públicas para o desenvolvimento das distintas regiões do Brasil. O 2º Seminário tem o apoio da Capes e do Finep. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento. Informações adicionais poderão ser obtidas através do e-mail grasicon@unisc.br, pelos telefones (51) 3717-7308 e 3717-7392 ou no site www.observadr.org.br.

 

Anexos:

pdfPrincípios e Diretrizes das Conferências de Desenvolvimento Regional
pdfCarta da I Conferência Nacional Desenvolvimento Regional