Seminário marca os 20 anos do PPGDR da UNISC

Na próxima semana, ocorre o Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – 20 Anos, um espaço criado para discutir as duas décadas de ensino e pesquisa na pós-graduação em desenvolvimento regional e o pioneirismo da Universidade de Santa Cruz do Sul na área. O evento será dias 11 e 12 de setembro, na sala 101, do campus de Santa Cruz do Sul. Os interessados devem fazer sua inscrição pelo E-mail desenvolvimentoregional@unisc.br, que é gratuita.

No dia 11, o Seminário abre às 8h30min e tem a conferência do pesquisador Sebastian Lentz, do Institut für Länderkund, Universität Leipzig, da Alemanha, que aborda o tema As perspectivas de Região e Regionalização na Atualidade. À tarde, às 13h30min, haverá a mesa redonda sobre Desenvolvimento Regional nos anos 1990 e a criação do PPGDR, com Reinaldo Adams, atualmente professor da UFRGS, primeiro Coordenador do PPGDR; Pedro Silveira Bandeira, pesquisador da área, e  Virginia Elisabeta Etges, atual coordenadora do PPGDR. Logo mais, às 16h, terá vez a mesa redonda sobre O significado do Programa nas trajetórias profissionais dos egressos do PPGDR, com os ex-alunos Blasius Silvano Debald, da Faculdade União das Américas – PR, primeiro mestre formado em Desenvolvimento Regional; Valdir Roque Dallabrida, da Universidade do Contestado – SC, primeiro doutor em Desenvolvimento Regional; Janete Stoffel , da Universidade Federal da Fronteira Sul- RS, doutora em Desenvolvimento Regional, e João Paulo Reis Costa, mestre em Desenvolvimento Regional, ganhador do Prêmio Vale-CAPES de Ciência e Sustentabilidade de Melhor Dissertação de Mestrado 2012, esses últimos também formados pelo PPGDR.

A segunda grande conferência ocorre no dia 12, a partir das 9h, sobre a Política Regional Brasileira: Um resgate necessário, com Henrique Villa da Costa Vieira, do Centro de Estudos e Gestão Estratégicos – CGEE – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que vem acompanhando as discussões nos últimos 15 anos. Ainda neste dia, às 13h30min, Victor Ramiro Fernándes, da Universidad Nacional del Litoral, Argentina, apresenta o tema com título provocativo Que é e o que não é desenvolvimento regional no período pós-neoliberal.

Ainda, na noite do dia 11, quinta-feira, haverá um jantar comemorativo aos 20 anos, no Restaurante Quiosque, centro de Santa Cruz do Sul. O jantar ocorre por adesão.