Seminário Internacional inicia dia 13

VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional da UNISC/RS terá conferência de abertura, mesas-redondas, sessões livres e apresentações de trabalhos

Com a presença de pesquisadores brasileiros e também do exterior, inicia, na próxima quarta-feira (13/9), o VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (SIDR). Entre os palestrantes do evento estão os professores Martin Coy (Áustria), Camil Girard (Canadá), Eric Sabourin (Universidade de Brasília) e Denise de Souza Elias (Universidade Estadual do Ceará). Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rio Grande do Sul, o SIDR segue até sexta-feira (15) e tratará do tema “Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: Perspectivas e Desafios”.

De acordo com o professor e coordenador do PPGDR, Rogério Silveira, ao falar sobre redes, o Seminário discutirá a constituição, organização e desenvolvimento – desde e na região –, de redes sociais, redes de organizações e instituições sociais, econômicas e políticas, e redes de cooperação no âmbito da sociedade civil, do Estado e do mercado no território. “Redes essas, que não sem conflitos e através de relações de poder, buscam implementar projetos e políticas de desenvolvimento endógenos, menos assimétricos e mais autônomos, valorizando as particularidades, a identidade, os atributos, as contingências, e as oportunidades existentes no território regional”, pontua.

PROGRAMAÇÃO – A primeira atividade Seminário, logo após o credenciamento e a abertura, é a conferência de abertura, com fala da doutora Leila Christina Dias, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre a temática “Território e Redes: Perspectivas teórico-metodológicas no campo interdisciplinar do desenvolvimento regional”. A conferência inicia às 9h30, no anfiteatro do bloco 18. Ainda na quarta-feira, acontece a primeira mesa redonda do evento, às 13h30. À noite haverá, ainda, lançamento de livros e coquetel de abertura.

Nos demais dias de evento acontecem painéis, sessões livres e sessões de pesquisa, nas quais estudantes de mestrado e doutorado e professores de universidades de todo Brasil e também do exterior apresentam trabalhos selecionados para o evento. Os painéis iniciam sempre às 9h e às 13h30 e, assim como toda programação principal do evento, acontecem no anfiteatro do bloco 18 da Universidade. A programação completa, bem como a relação dos palestrantes e trabalhos que serão apresentados, pode ser obtida também pelo site do evento: http://www.unisc.br/site/sidr.

Os interessados em participar do Seminário, podem se inscrever pelo site. Lembrando que quem quiser acompanhar algumas atividades, sem receber certificado, o acesso não tem custo. Demais informações pelo telefone da secretaria do PPGDR: (51) 3717-7392.

ESCOLA DE INVERNO – Na sequência do Seminário Internacional, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC irá realizar uma atividade inédita na instituição. A Escola de Inverno (Winter School) começa no próximo domingo, 17/9, e vai até dia 19, terça-feira, numa parceria com o Institute of Geografphy, da Universität Innsbruck (Áustria) e o Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Regional da FURB (Blumenau/SC).

A Escola de Inverno é uma atividade comum em diversos países no ensino da pós-graduação. É um evento de imersão em projetos e propostas de pesquisa em doutorado, com participação de docentes e estudantes desse nível de formação. Esta atividade se inicia na Unisc este ano e deverá ocorrer todos os anos, sendo itinerante, alternando edições sediadas em Santa Cruz do Sul com edições nas cidades sedes dos demais promotores.

Nesta primeira edição, irão participar nove alunos de doutorado dos Programas de Pós-Graduação das universidades promotoras e de universidades apoiadoras, que são o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUí e o Doutorado em Ciências Sociais da Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina). Além dos doutorandos, participam os professores destas universidades, que irão discutir os projetos de tese dos doutorandos.

A abertura da Escola de Inverno será no domingo, às 19h, com uma conferência aberta à comunidade e gratuita. Os professores de Innsbruck Martin Coy e Markus Schermer falam sobre A transformação da região: experiências austríacas com abordagens endógena. A conferência será na sala 101 do campus da UNISC.

As demais atividades da Escola de Inverno são restritas aos professores e doutorandos das universidades envolvidas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidos no site http://www.unisc.br/site/escolainverno/index.html.