Seminário internacional discutiu desenvolvimento das regiões

Encerrou esta tarde o VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com o tema Globalização em tempos de regionalização – repercussões no território.  O evento reuniu cerca de 350 estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores do país e pesquisadores internacionais e vindos do México, Argentina, França e Portugal. O destaque foi o conferencista de abertura, o economista francês Bernard Pecqueur, referência nos estudos sobre desenvolvimento territorial.

O Seminário, que acontece a cada dois anos, é organizado Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR). O evento busca apresentar e discutir sobre conhecimentos produzidos na área do Desenvolvimento Regional, analisar o processo de globalização e suas consequências nos territórios, promover a integração e troca de experiências entre os pesquisadores.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR), Virginia Etges, a conferência principal, mesas redondas e apresentação de trabalhos atenderam plenamente as expectativas. “Estamos muitos satisfeitos com o qualificado debate sobre o desenvolvimento regional realizado durante o Seminário”, concluiu Virgínia.

O PPGDR Unisc existe há 21 anos, foi pioneiro no Brasil na área e conta com mestrado e doutorado, tendo nota 5 na Capes.

Texto: Lídia Schwantes Hoss