Seminário internacional discute desenvolvimento das regiões

O VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, acontece nos dias 9, 10 e 11 de setembro em Santa Cruz do Sul, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com o tema Globalização em tempos de regionalização – repercussões no território.  O evento, busca disseminar os conhecimentos produzidos na área do Desenvolvimento Regional, debater e analisar o processo de globalização e suas consequências nos territórios, promover a integração e troca de experiências entre os pesquisadores. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).
A conferência de abertura terá a palestra do pesquisador Bernard Pecqueur, da Université de Grenoble, da França, que discute a globalização e a repercussão nos territórios. Pequeur é economista e teórico francês que estuda o desenvolvimento regional e tem vários livros publicados. Também participam de mesas redondas durante os três dias de  programação: Rafael Echeverri Perico, do Programa Iberoamericano de Cooperación en Gestión Territorial (México), Sara Alexandre Domingues Araújo, da Universidade de Coimbra (Portugal), Domingos Fernando da Cunha Santos, do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), Jorge Luis Hernández, da Universidad de Rio Cuarto (Argentina), Ronaldo Coutinho Garcia (Ipea), Rogério Leandro Lima da Silveira e Virginia Etges, ambos pesquisadores da Unisc.
Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR), Virginia Etges, o Seminário não se limita às discussões sobre o Vale do Rio Pardo, mas os processos de regionalização e a construção de projetos políticos de desenvolvimento regional em diferentes escalas. “ É uma oportunidade de debater, analisar e disseminar o conhecimento sobre o desenvolvimento das regiões”, complementa a professora. O Seminário acontece a cada dois anos e traz para a Unisc pesquisadores sobre o Desenvolvimento Regional do Brasil e do Exterior.
Além de palestras e  mesas redondas, haverá também apresentações de trabalhos durante a programação do evento. Os cerca de 250 participantes vêm de diversas regiões do país. A programação completa está disponível em: http://www.unisc.br/site/sidr/pages/programacao.html.
O PPGDR da Unisc completou no ano passado 20 anos com mestrado e doutorado pioneiros no país na área de Desenvolvimento Regional.

Contato:
Profa. Dra. Virginia Etges – coordenadora do PPGDR e do VII Seminário
(51) 3717 – 7392
(51) 3717 – 7395

Texto: Lídia Schwantes Hoss