Seminário Internacional Desenvolvimento e Governança Regional: diagnósticos e perspectivas a partir da RMSP

 

O Seminário Internacional “Desenvolvimento e Governança Regional Diagnósticos e Perspectivas a partir da Região Metropolitana de São Paulo” vai promover debates sobre a elaboração do Plano Diretor Regional do ABC (PDR-ABC) e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Grande São Paulo. O encontro, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), será realizado em 8 e 9 de junho no campus da Universidade em São Bernardo do Campo.

Na segunda-feira, 23 de maio, após ser eleito presidente do Conselho Metropolitano de São Paulo, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, ressaltou objetivo do Seminário em contribuir para os projetos e estratégias de desenvolvimento regionais. “Esse evento foi pensado como parte da construção do Plano Diretor Regional do Grande ABC, depois incorporou o desafio de dialogar com a elaboração do PDUI”, afirmou.

Durante o Seminário, gestores, representantes de movimentos sociais, empresários, sindicalistas e acadêmicos vão discutir perspectivas de desenvolvimento em cidades, regiões e áreas metropolitanas.

As palestras serão divididas de acordo com as temáticas Desenvolvimento (dia 8) e Governança Regional (dia 9). Além do debate sobre estratégias, serão apresentadas experiências nacionais em capitais como São Paulo, Recife e Belo Horizonte. Também serão analisados exemplos internacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Canadá e Itália, entre outros.

Inscrições e mais informações no site oficial do evento: seminariopdrabc.consorcioabc.sp.gov.br

O