Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional

Na terça-feira, 2 de junho, aconteceu a solenidade de entrega do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, Edição 2014. O evento, com homenagem a Armando Dias Mendes, teve início às 14 horas no Auditório Rômulo de Almeida, no Ministério da Integração Nacional, em Brasília – DF.

As publicações premiadas foram:

Categoria I – Produção do Conhecimento Acadêmica – Doutorado

1º Lugar – Helena Lúcia Zagury Tourinho – Título: Estrutura Urbana de Cidades Médias Amazônicas: Análise Considerando a Articulação das Escalas Interurbana e Intraurbana (Universidade Federal de Pernambuco).

2º Lugar – Márcia Cristina Silva Paixão – Título: Investimento Estrangeiro Direto Industrial no Cenário Ambiental e Socioeconômico do Nordeste Brasileiro (Universidade de Brasília).
Categoria I – Produção do Conhecimento Acadêmico – Mestrado

1º Lugar – Gislaine de Miranda Quaglio – Título: A Questão Regional e o BNDES: Uma Análise da Conformidade entre a Atuação do Banco e a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – SP).

2º Lugar – Verônica Sánchez da Cruz Rios – Título: Inovação em Políticas Públicas: Um Estudo do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (Universidade de Brasília).
Categoria II – Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional

1º Lugar – Michael Chinelato Soares – Título: Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco (Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico – AL).

2º Lugar – Carlos Roberto de Oliveira – Título: O Fortalecimento do Pacto Federativo através dos Consórcios Públicos Regionais: A Experiência de Criação da Agência Reguladora de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – SP).
Categoria III – Projetos Inovadores para Implementação no Território

1º Lugar – Jacimar Luis de Souza – Título: Desenvolvimento Integrado de Tecnologias e Indicadores Agroambientais para a Produção de Alimentos Orgânicos no Espírito Santo (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – ES).

2º Lugar – Hellen Christina Medeiros de Souza – Título: Agroindústria Flutuante
Itinerante: Inovação para a Cadeia de Processamento de Polpas de Frutas Regionais no Amazonas (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – AM).

Demais resultados podem ser acessados através do link: http://premio2014.mi.gov.br/resultados