Seminário discute as relações entre cultura e desenvolvimento regional

Evento reúne pesquisadores, professores e estudantes na Unisc

 

Com objetivo de debater temas ligados ao desenvolvimento regional a partir da dimensão da cultura, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realiza, no dia sete de julho, na sala 101, o II Seminário Estudos Culturais e interlocuções interdisciplinares: relações entre cultura e desenvolvimento regional. O evento é voltado para pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e graduação interessados na temática. Também participam da organização do Seminário o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo.

Segundo a organizadora do Seminário, professora Ângela Felippi, será uma oportunidade de debater com profissionais e professores sobre o papel da cultura no  desenvolvimento regional, abordagens a partir dos estudos culturais e conhecer algumas pesquisadas dessa área.

As inscrições são gratuitas e põem ser feitas através do e-mail grasicon@unisc.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7392.

Programação:

9h – Solenidade de abertura

9h30min – Indicador de desenvolvimento da economia da cultura – Frederico Barbosa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor do Mestrado em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Atua no acompanhamento e pesquisa na área de políticas públicas sociais e culturais.

14h – Ruralidade e juventude rural no Sul do Brasil: representações coletivas e perspectivas – Flávio Sacco dos Anjos, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Possui doutorado em Agroecología, Sociología y Estudios Campesinos – Universidad de Córdoba – Espanha, pós-Doutorado junto ao Departamento de Antropologia Social da Universidade de Sevilha, Espanha e pós-doutorado junto ao Departamento de Ciência Política e Social da Università della Calabria – Itália.

16h – Migrações, cultura e mídia – Liliane Dutra Brignol do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com doutorado pela Unisinos, atua principalmente nos temas: Mídia e processos socioculturais; Mídia, identidades e cidadania; Internet e sociabilidades; e Jornalismo, produção editorial e novas tecnologias.

18h – A dimensão geográfica da cultura: território e identidade como categorias da prática sociopolítica – Rogério Haesbart da Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro. Desde 1986 é professor no Instituto de Geociências da UFF onde é diretor do Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização (NUREG). Faz parte do corpo docente do curso de pós-graduação em Políticas Territoriales y Ambientales da Universidade de Buenos Aires. Nos seus estudos analisa o entrelaçamento entre territorialização e desterritorialização, territorialidade e identidade.

Confira a programação compelta na imagem abaixo:

ob