PPGDR/UNISC amplia reconhecimento científico e passa a contar com quatro Bolsas de Produtividade em vigência

COMPARTILHE

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul celebra a conquista de três novas Bolsas de Produtividade em Pesquisa para pesquisadoras do seu corpo docente, fortalecendo ainda mais a excelência acadêmica e científica do Programa. Com as recentes aprovações, o PPGDR passa a contar com quatro bolsistas de produtividade em vigência, ampliando seu reconhecimento científico.

As professoras Dra. Virginia Elisabeta Etges e Dra. Cidonea Machado Deponti, que já haviam sido contempladas anteriormente com bolsas de produtividade, tiveram seus projetos encerrados neste ano e foram novamente aprovadas em nova seleção, reafirmando a relevância e a continuidade de suas pesquisas.

A professora Dra. Virginia Elisabeta Etges desenvolverá o projeto “Formações Socioespaciais e Regionalização – a diversidade territorial como potencialidade para o Desenvolvimento Regional”, pesquisa voltada à compreender os tempos diversos que configuram o território, imprimindo-lhe formas e conteúdos
também diversos, que estão na base da diversidade regional.

Já a professora Dra. Cidonea Machado Deponti dará continuidade às investigações por meio do projeto “Mediação, agência e inovação inclusiva: a Investigação-Ação Participativa na coconstrução de soluções tecnológicas com jovens da agricultura familiar”, estudo que busca articular inovação inclusiva, juventude rural e Investigação-Ação Participativa (IAP) no contexto do desenvolvimento territorial e
aprofundar a compreensão de como processos participativos de construção do conhecimento podem favorecer a coprodução de soluções tecnológicas socialmente
apropriadas à agricultura familiar.

Contemplada pela primeira vez com Bolsa de Produtividade, a professora Dra. Silvia Virginia Coutinho Areosa desenvolverá o projeto “Saúde Mental em Situações de Desastres Socioambientais: cuidados às populações vulnerabilizadas”. A pesquisa dialoga com desafios contemporâneos relacionados aos impactos dos desastres socioambientais e à necessidade de fortalecimento de estratégias de cuidado e atenção à saúde mental de grupos em situação de vulnerabilidade.

Além das três bolsas recentemente concedidas, o PPGDR já contava, desde o ano passado, com a Bolsa de Produtividade da professora Dra. Ângela Cristina Trevisan Felippi, vinculada ao projeto “Abordagem cultural da Comunicação para o Desenvolvimento: construção de proposta teórico-metodológica”.

Ao total, o Programa passa a ter quatro Bolsas de Produtividade em vigência, resultado que evidencia a consolidação do PPGDR/UNISC como referência na produção científica. A conquista reforça a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo Programa e seu compromisso com a produção de conhecimento voltado aos desafios regionais, sociais, ambientais e contemporâneos.

COMPARTILHE