Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc realiza Escola de Inverno

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) irá realizar este ano uma atividade inédita na instituição, a primeira edição da Escola de Inverno (Winter School). O evento ocorre em setembro, de 17 a 20, em Santa Cruz do Sul, e consiste numa semana de estudos com participação de estudantes e professores de doutorado em Desenvolvimento Regional e áreas afins. A promoção é do PPGDR da UNISC, em parceria com Institute of Geografphy, da Universität Innsbruck (Áustria) e o Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Regional da FURB (Blumenau/SC).

A Escola de Inverno é uma atividade comum em diversos países no ensino da pós-graduação. É um evento de imersão em projetos e propostas de pesquisa em doutorado, com participação de docentes e estudantes desse nível de formação. Será a primeira vez que a UNISC realiza a atividade, que deverá ocorrer todos os anos, sendo um evento itinerante, alternando edições sediadas em Santa Cruz do Sul com edições nas cidades sedes dos demais promotores.

Nesta primeira edição, irão participar dois ou três doutorandos de cada um dos Programas de Pós-Graduação das universidades promotoras e mais três de cada universidade apoiadora, que são o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUí e o Doutorado em Ciências Sociais da Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina). Além dos doutorandos, participam professores, que irão palestrar e também comentar e contribuir com os projetos de pesquisa dos doutorandos. Além de uma mesa redonda e a apreciação dos projetos, a Escola de Inverno terá uma conferência de abertura e uma atividade de campo, a ser realizada num município do Vale do Rio Pardo, visando observar a realidade e a organização territorial da região.

A conferência de abertura será com os professores Martin Coy e Markus Schermer, com o tema A transformação da região: experiências austríacas com abordagens endógena. A conferência será dia 17 de setembro, domingo à noite, na sala 101 do campus da UNISC e é aberta à comunidade, com entrada gratuita. As demais atividades da Escola de Inverno são restritas aos professores e doutorandos das universidades envolvidas.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidos no site http://www.unisc.br/site/escolainverno/index.html .