Aberto período de submissão de trabalhos para o III SNPD

III SNPD – Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento ocorre nos dias 19 e 20 de outubro de 2016, em Campos dos Goytacazes/RJ, sob a Coordenação do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade, da UCAM- Universidade Candido Mendes.

3º Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento (SNPD) é um evento para a comunidade acadêmica e profissional. Oferecerá aos participantes um locus de discussão sobre o desenvolvimento técnico-científico para a promoção, difusão e diálogo sobre o estado da arte nas pesquisas relacionadas às Ciências Sociais Aplicadas, especificamente nas áreas de planejamento e desenvolvimento urbano e regional. Nesta edição, o Seminário terá como sede a Universidade Candido Mendes-Campos que também será a principal organizadora.

O evento congregará o V Encontro dos Mestrados Profissionais da área de PURD, que visa discutir a capacitação dos profissionais, a transferência de conhecimento para a sociedade e a promoção da integração entre os programas de mestrados profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional. Outro evento integrante do 3º SNPD é o XV Seminário de Integração que objetiva o compartilhamento e discussão das pesquisas promovidas em âmbito nacional que se relacionem às questões urbanas e regionais, com destaque para as temáticas de petróleo e gás, royalties e portos.

Desta forma o principal objetivo do 3º SNPD é debater as recentes teorias e experiências em planejamento e desenvolvimento regional e urbano, contribuindo na qualificação de técnicos, docentes e discentes, de acordo com as seguintes áreas temáticas:

  1. Unidades de Planejamento do Desenvolvimento Urbano e Territorial
    Cidades, micro e mesorregiões, bacias hidrográficas, territórios delimitados por ecossistemas, territórios polarizados por grandes empreendimentos e por monoculturas, aglomerações urbanas, metrópoles de diversas escalas, territórios rurais, urbanos, étnicos, culturais e territórios demilitados por políticas públicas.
  2. Experiências de Planejamento, Políticas e Ações de Impactos Urbanos e Regionais
    Gestão governamental, consórcios, associações, agências, conselhos, organizações, fóruns públicos, audiências públicas e conferências, zoneamento e planejamento territorial de diversos matizes e outros.

O evento terá cinco mesas temáticas:

  • Conflitos sociais e econômicos no território;
  • Impactos e conflitos socioambientais no território;
  • Impactos e conflitos urbanos;
  • Potencialidades e limites das políticas públicas de gestão do território;
  • Análise de experiências de gestão do planejamento do desenvolvimento regional.

A data limite para submissão de trabalhos é o dia 22 de agosto.

Mais informações no site do evento: http://snpd.ucam-campos.br/