Dados e Mapas de Venâncio Aires

Os dados sociodemográficos, os mapas temáticos e os breves textos analíticos que aqui estão disponibilizados se referem ao território da cidade de Venâncio Aires, mais exatamente aos bairros da cidade localizados no perímetro urbano do município.

Os dados são oficiais e foram obtidos junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia), através de pesquisa nos  resultados do seu último Censo Demográfico, realizado em 2010, bem como há dados que foram obtidos junto à Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (SPU) de Venâncio Aires, e ao Ministério da Saúde, no DATASUS, o que permitiu, quando foi possível, uma atualização  dos dados. 

Os dados obtidos junto ao IBGE precisaram ser ajustados de modo a contemplar a nova divisão de bairros da cidade realizada em 2015, uma vez que os dados coletados pelo IBGE, por setores censitários, foram agrupados segundo a anterior divisão de bairros. Após a coleta, sistematização dos dados, os mesmos foram organizados em planilhas, e posteriormente, foram utilizados para a confecção, através do software QGIS,  de mapas temáticos que permitissem uma espacialização dos resultados das variáveis selecionadas no mapa dos bairros da cidade.

Os dados sociodemográficos das variáveis selecionadas pela equipe estão representados em mapas, acompanhados dos respectivos textos analíticos. Os dados foram agrupados em temas, de modo a facilitar a consulta e a obtenção das informações pelo público.

A escolha dos dados e a definição dos mapas, inicialmente aqui apresentados, levou em conta aquelas variáveis e dimensões, que para a equipe do projeto, são relevantes para a análise social e espacial da população e do espaço da cidade, nesse contexto de pandemia do COVID-19, de modo a fornecer informações científicas ao público em geral e subsídios para a tomada de decisão dos gestores públicos na implementação de políticas públicas que visem a prevenção, a mitigação e o controle dessa doença na cidade e município de Venâncio Aires.

Os dados secundários das variáveis selecionadas que foram coletados para a realização dos mapas e que orientaram a análise, estão organizados em planilhas disponíveis para consultas, no link “Planilhas de dados”. 

Para realizar o download dos mapas temáticos e textos interpretativos de cada tema, clique com o botão direito do mouse sobre o hyperlink e selecione “Salvar link como…”.

Gráfico 1 – Evolução quinzenal do número de casos COVID-19 em Venâncio Aires

Os períodos analisados no Gráfico 1 evidência acentuada evolução de crescimento dos casos de COVID-19 no decorrer das vinte e seis quinzenas sistematizadas, com significativo crescimento entre as quinzenas do mês de abril (3º e 4º) variando positivamente (583%), tendência que se manteve no decorrer dos demais períodos, a despeito da variação tenha sido mais tímida quando comparado a essas duas quinzenas. Entre as quinzenas (9º, 10º, e 11º), o comportamento de crescimento está mais acelerado, com destaque para o maior nível (394 casos) na 11º quinzena. Embora o maior pico de contágio tenha ocorrido entre as quinzenas (23º a 25º). Apesar do registro de queda no ritmo de crescimento na última quinzena observada, trata-se de um nível de contágio da ordem de 620 casos, superior à média histórica da série. A média móvel indica decréscimo, porém a um nível de 1000 casos, embora a irregularidade do comportamento até então sistematizado, da mesma forma pode vir a distorcer essa métrica. Os óbitos mantiveram uma constância entre a (4º, 5º e 6º) quinzena, vindo a repetir-se nas demais, sendo que na (25º e 26º) destaca-se negativamente com alarmantes números de perdas humanas.

Gráfico 2 – Evolução acumulada do número de casos COVID-19 em Venâncio Aires – RS

O Gráfico 2 consolida a evolução acumulada dos casos de COVID-19 no decorrer dos meses (março/2020 a março/2021), os dados evidenciam que há constância do crescimento nominal (47 casos de contágio em abril/2020, para 7.531 em março/2021). Comportamento ratificado pelas significativas variações percentuais, sempre positivas, embora registrem os menores ritmos acumulados a partir do mês de agosto, com oscilações subsequentes, os números nominais da série histórica são significativos, a médias móvel apresenta tendência de crescimento acentuado. Em relação aos óbitos somente o mês de junho não houve incidência de perda humana, porém todos os demais meses (abril/2020 a março/2021) incidiu acometidos.

1. Número de casos do Covid-19 nos bairros de Venâncio Aires (2020)

Clique aqui para baixar o mapa

2. Distribuição espacial da população urbana de Venâncio Aires

Clique aqui para baixar o mapa

Conhecer como está distribuída a população na cidade de Venäncio Aires, e quais são os bairros mais populosos ajuda a identificar as áreas da cidade que mais concentram pessoas, e que possuem maior número de moradores por domicílios, e portanto que apresentam maior potencial de risco de contaminação e de propagação do Covid-19 na cidade. Dentre os bairros da cidade que exigem mais atenção por conta desses indicadores, destacam-se Battisti, Coronel Brito e Brands, na periferia leste da cidade. Clique aqui para saber mais.

3. Domicílios com mais de cinco moradores e renda de até 01 SM em Venâncio Aires

Clique aqui para baixar o mapa

Os bairros localizados na periferia urbana Leste e Oeste de Venâncio Aires apresentam muitos  domicílios com mais de cinco moradores por residência e com baixa remuneração mensal das pessoas responsáveis pelas famílias. Tal situação coloca em risco essas famílias pois haverá mais dificuldade em se manter o isolamento social, seja reduzido espaço a ser compartilhado na residência, seja pela necessidade imperiosa de proverem recursos para garantirem a reprodução das famílias levando ao constante deslocamento entre a residência e o local de trabalho. Tais domicílios e famílias, precisam manter cuidado redobrado com uso de máscaras e cuidados de higiene pessoal, e também demandam atenção especial dos órgãos públicos de saúde e de assistência social. Clique aqui para saber mais.

4. Rendimento mensal e mulheres responsáveis pelos domicílios particulares permanentes em Venâncio Aires

Clique aqui para baixar o mapa

Como em outras cidades brasileiras verifica-se também em Venâncio Aires que os bairros que apresentam maior número de mulheres responsáveis pelos domicílios são os mesmos bairros periféricos na parte leste e oeste da cidade,  nos quais as pessoas responsáveis pelos domicílios recebem até 01 salário mínimo. A baixa renda das mulheres, somada a responsabilidade do sustento de seus domicílios e pelos serviços domésticos as coloca numa posição de vulnerabilidade em relação aos cuidados e ao isolamento social exigidos na situação de controle de contágio do Covid-19. Clique aqui para saber mais.

5.Rendimento mensal e número médio de moradores por domicílio

Clique aqui para baixar o mapa

A desigual distribuição entre os bairros da cidade de Venâncio Aires dos rendimentos médios mensais das pessoas responsáveis pelos domicílios,  quando relacionada com a também desigual distribuição espacial do número médio de moradores por domicílio, permite identificar quais são os bairros e zonas das cidades com maior risco de contaminação e  de difusão da doença na cidade.  Dentre eles, requerem atenção os bairros com rendas mensais mais baixas e com médias elevadas de moradores por domicílio que se encontram principalmente localizados na periferia leste e oeste da cidade. Clique aqui para saber mais.

6. População de idosos (grupo de risco) em Venâncio Aires

Clique aqui para baixar o mapa

Na cidade de Venâncio Aires, os bairros com maior prevalência de pessoas com 60 anos ou mais são: o bairro Centro (setores centro e sul), com mais de 150 idosos por setor censitário. Existe ainda entre 100 a 150 idosos nos bairros Coronel Brito (setores centro-leste), Cidade Alta (setores centro-sudoeste) Macedo, União e Aviação (em quase toda a extensão territorial) e na parte norte do Centro. Essa maior concentração de população nesses bairros requer atenção nas ações de prevenção e cuidado com a população de maior risco para a COVID-19. Clique aqui para saber mais.

7. Distribuição dos casos de Dengue no município de Venâncio Aires

Clique aqui para baixar o mapa

No mapa vemos a distribuição dos casos de Dengue registrados no município de Venâncio Aires, registrados entre o dia 29 de maio e 10 de julho, de 2020 por bairro e perímetro de expansão dos casos.Clique aqui para saber mais.