Origens da produção científica sobre as mudanças climáticas
Panorama das principais contribuições empíricas, experimentais e políticas que contribuíram para construção do campo de pesquisa acerca das origens e dos impactos das mudanças climáticas.
Projeções dos impactos climáticos no Rio Grande do Sul
Introdução acerca das previsões para diferentes cenários futuros quanto aos impactos climáticos no estado. Resgata o pioneirismo do primeiro estudo, por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, em 1984. Registra estudos internacionais com participação de pesquisadores gaúchos que abordaram os impactos na agropecuária no sul do país, em 1994, e no bioma Pampa, em 2005. Destaca revisão bibliográfica sobre o RS, em 2017.
Relatório Clima e Desastres Socioambientais no Rio Grande do Sul
Introdução ao acordo internacional de prevenção de desastres, o Marco de Sendai 2015-2030, e suas prioridades. Registra a vulnerabilidade da região do Litoral ao aumento médio do nível do mar, destacando como exemplo o ciclone de 2016. Descreve a vulnerabilidade na região da Serra, destacando como exemplo os deslizamentos no município de Rolante, em 2017. Descreve a vulnerabilidade da agropecuária às estiagens no estado.
Mudança do clima e Arboviroses
Introdução ao debate acerca da expansão do mosquito Aedes no estado e a disseminação de vírus em número crescente de municípios, demandando novas estratégias de combate na medida em que a erradicação do mosquito não parece mais plausível.
Mitigação: Inovação em Fontes Renováveis de Energia na Região Hidrográfica do Guaíba/RS
Introdução ao novo marco regulatório nacional, que desde 2012 permite a geração descentralizada de energia de fontes renováveis. Apresenta a Região Hidrográfica do Guaíba como estudo de caso, e lista uma série de cinco investimentos locais que ampliaram a capacidade de geração de energia por organizações públicas e privadas, de pequeno e médio porte.
Mitigação: inventários de emissões por empresas no RS
Introdução aos inventários de gases de efeito estufa por organizações privadas. Apresenta o Programa Brasileiro GHG Protocol, que confere visibilidade e transparência aos inventários empresariais. Registra quatro cases de empresas da Região Hidrográfica do Guaíba, de diferentes portes, que realizam regularmente inventários de GEE e publicam no GHG Protocol.
Mitigação: uma década do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no RS
Por cerca de uma década o estado foi o terceiro maior exportador de créditos de carbono do país. Apresenta uma introdução ao Protocolo de Kyoto, a criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e seus objetivos. Destaca a prioridade dada pelo governo estadual no fomento aos investimentos MDL. Apresenta seis cases de empresas MDL no estado, por ordem cronológica os três primeiros e os três últimos registrados junto à ONU.
A Política Estadual de Irrigação do Rio Grande do Sul
Análise histórica dos anúncios por sucessivos governos de uma Política Estadual de Irrigação, conforme o avanço e o agravamento das estiagens e seus impactos na agropecuária e no abastecimento humano de água. A avaliação indica a inefetividade dessa política por motivo da ausência de recursos orçamentários em quantidade suficiente face à crise fiscal pela qual passa o governo estadual desde 2015.
Antecedentes da campanha Race to Zero e desafios no Rio Grande do Sul
Resgate histórico do debate sobre como alcançar a neutralidade climática e a ineficiência das negociações internacionais entre 1979 e 2015. O Acordo do Clima de Paris, em 2015, buscou superar os obstáculos conhecidos até então, porém sem alcançar seus objetivos. Em 2019, a ONU lança a campanha global Race to Zero buscando engajar organizações públicas subnacionais e empresas na redução acelerada das emissões.