No dia 13 de junho, às 10h, na sala 501, bloco 5, da Universidade de Santa Cruz do Sul, será lançado o Banco de Dados Regional do Vale do Rio Pardo. O evento apresentará o primeiro produto do trabalho de pesquisa e extensão realizado desde 2011 pela equipe de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, que atua no projeto do Observatório do Desenvolvimento, o Observa-DR. A iniciativa tem apoio da Unisc e fomento externo da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep.
Dentre os objetivos e atividades do Observa-DR está a disponibilização de um banco de dados regionais, elaborado e construído a partir de informações estatísticas e espaciais dos municípios e regiões dentro do âmbito da análise Observa-DR. Segundo o responsável pelo projeto, Professor Rogério Silveira, “tal iniciativa pretende possibilitar aos cidadãos em geral e às instituições públicas e privadas, governamentais e não governamentais a seleção e acessibilidade de dados e informações relevantes para caracterizar e diagnosticar potencialidades, dinâmicas e limites regionais”.
O intuito do banco de dados regional, referente ao território do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede Vale do Rio Pardo, é oferecer dados e informações atualizadas aos pesquisadores, gestores públicos, organizações E cidadãos. O material está disponibilizado no site www.observadr.org.br, juntamente com outros estudos, relatórios técnicos e publicações, bem como notícias, eventos e informações sobre o projeto e a temática do desenvolvimento regional.
O projeto do Observatório do Desenvolvimento Regional – Observa-DR, consiste na organização do acesso a dados (bancos de dados e indicadores) sobre pesquisas, projetos, programas e políticas públicas de desenvolvimento regional através da articulação com centros de pesquisa e instituições. Atualmente, o projeto conta com a participação de programas de pós-graduação na área desenvolvimento regional de instituições, tais como: UFRJ, FURB, UNITAU, UnC, UNOESC, UNOCHAPECÓ, entre outras, que podem ser conferidas no site do Observa-DR. Além disso, no site também podem ser encontrados links para as pesquisas dos referidos programas, possibilitando o acesso a dados, informações e reflexões sobre os vários aspectos da temática do desenvolvimento, seja econômico, social, político, ambiental ou cultural.
Mais informações pelo telefone 3717-7392 ou pelo e-mail contato@observadr.org.br