Abertas as inscrições do Prêmio Internacional de Desenvolvimento Local

O Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra organiza a quarta edição do Prêmio Internacional de Desenvolvimento Local. A ideia original pretende distinguir trabalhos de investigação e iniciativas bem-sucedidas de promoção e apoio ao desenvolvimento local e territorial cuja relevância mereça reconhecimento internacional. A discussão que gira em torno dos desafios sociais e econômicos que a União Europeia atravessa, marca a necessidade de um olhar atento para as especificidades dos territórios.

O objetivo é encorajar acadêmicos, especialistas, jovens investigadores, instituições públicas, atores privados e empresas a reforçarem a atenção que dedicam às políticas de desenvolvimento territorial, aos instrumentos e processos de análise e a melhorarem a capacidade de diagnóstico, comparando-os em termos internacionais.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de abril pelo site e estão dividas em quatro seções principais. Quem pode concorrer:

  • Investigadores e/ou especialistas que tenham produzido um ensaio relevante publicado nos últimos três anos;
  • Jovens investigadores que tenham concluído e defendido a tese de doutoramento nos últimos três anos;
  • Territórios que se destaquem por ações inovadoras, essenciais para a sua transformação económica e social;
  • Empresas, singulares ou associadas que conduzam o seu caminho numa lógica de responsabilidade territorial.

A 4ª edição do prêmio é uma organização conjunta entre o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve e o Centro de Investigação sobre a Internacionalização das Economias Locais (CRIEL) da Universidade de Insubria. Conta com o apoio da CCDR – Algarve através do Programa Operacional CrescAlgarve 2020, da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, da UMPP – Unidade de Monitorização de Políticas Publicas, da Universidade de Évora, da APDR – Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, do Município de Faro, entre outras entidades nacionais e internacionais.

Para mais informações consulte o site do evento.

Fonte: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra