Nota de pesar pelas mais de 100 mil vidas brasileiras perdidas durante a pandemia

COMPARTILHE

Vivemos uma tragédia sem comparações no Brasil. Em sua história recente, não há nenhum acontecimento, catástrofe, guerra ou epidemia que resultasse na morte de 100 mil brasileiros, em apenas cinco meses. As mortes causadas pela pandemia de COVID-19 no Brasil não podem ser vistas apenas como um número, uma estatística e muito menos relativizadas. Cada uma das 100 mil vidas que nos deixaram, representam a dor, a perda e a tristeza de famílias, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e pessoas próximas destas vítimas. A perda de uma pessoa carrega consigo o fim dos sonhos e das infinitas possibilidades que a vida nos reserva.

Nesta triste marca, em que o país ultrapassa as 100 mil mortes pela COVID-19, devemos nos lembrar do valor que cada vida tem. As vidas que se foram não irão voltar e os amores que sofrem com estas perdas, precisarão de tempo para superar e seguir a diante. Nosso papel, como comunidade, grupo ou nação, é respeitar este luto, respeitar a memória dos que se foram e proteger uns aos outros, para que o maior número possível de vidas seja preservado durante esta pandemia.

Nós, do projeto de pesquisa ObservaDR/Covid—19, nos solidarizamos com às famílias e amigos daqueles se foram. Honramos as vidas perdidas pela pandemia através do esforço contínuo em fornecer informações e orientações para que possamos passar por esta crise da forma mais rápida e segura possível. Dedicamos o nosso trabalho ao planejamento de ações que valorizem, acima de tudo, a vida e a saúde das pessoas, para que possamos atravessar este momento juntos.

Esperamos que a solidariedade e o cuidado mútuo criem raízes e fortifiquem as relações humanas, guiando nossas ações para o bem comum e distanciando nossos corações do individualismo.

Desejamos a todos e todas muita saúde e força para atravessarmos esta crise.

Um caloroso abraço, de toda a equipe do ObservaDR/Covid-19.

Nota em arquivo PDF

COMPARTILHE