VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional inicia atividades

Ocorreu nesta manhã, no auditório do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul, a Conferência de abertura do VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, que tem como tema “Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional”. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc. O palestrante convidado foi Carlos Antônio Brandão, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Observatório para o Desenvolvimento Regional do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

Durante sua explanação, Brandão, afirmou que um dos problemas do Brasil é a falta de interesse do governo na discussão sobre o desenvolvimento regional. Ainda sobre o país Carlos Brandão afirmou que “nós somos duas palavras: diversidade e desigualdade”. Entre os assuntos abordados pelo palestrante também esteve a hegemonia americana. “O dia que um ET vier destruir o mundo ele não acreditará que o mundo todo utilizava uma moeda nacional, de um país”, ironizou Brandão.

No turno da tarde, ocorreu a Mesa Redonda, com o tema Crises do Capitalismo – repercussões no território. Os convidados para compor a mesa foram: Eduardo Maldonado Filho, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Martin Coy, do  Institut für Geographie Universität Innsbruck da  Áustria e José Luis Vianna da Cruz, do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (UFF). Para Martin Coy, alguns dos sintomas da crise do capitalismo é a predominância ideológica no crescimento econômico e a desassociação do homem com a natureza. José Luis Vianna observou que a crise do capitalismo aumentou a competitividade econômica internacional. Uma das soluções para o problema em questão foi apresentado por Eduardo Maldonado Filho. “Para a crise do capitalismo, a solução possível seria entrar em uma profunda recessão”, afirmou.

Após o encerramento da Mesa Redonda, teve início as apresentações dos trabalhos inscritos no VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional.