Seminário discute o desenvolvimento regional brasileiro

O Observatório do Desenvolvimento Regional e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) irão reunir participantes de todo o país no II Seminário do Observatório do Desenvolvimento Regional, nos dias 18 e 19 de abril, na Universidade.

Com o tema A nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional: Desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional brasileiro, o seminário terá pesquisadores, representantes dos governos nacional e estadual e da sociedade civil para discutir a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), elaborada a partir de contribuições de todas as regiões brasileiras e aprovada recentemente em Brasília. A PNDR  está voltada para promover desenvolvimento das distintas regiões do país e também para a ativação das potencialidades dos estados do país, valorizando a diversidade ambiental, socioeconômica e cultural de cada região de forma sustentável, estruturando assim uma sociedade mais justa.

O evento inicia na noite de 18 de abril, às 18h30min, na sala 5328, bloco 53 da UNISC, com uma reunião dos participantes da rede do Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR). O ObservaDR é um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido a partir da UNISC com a parceria de diversos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional do país, financiado pela Capes, Finep e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem por objetivo a qualificação e integração de grupos de pesquisa de diferentes instituições, atualizando e otimizando o acesso a informações sobre a produção científica na área de Desenvolvimento Regional.

A programação segue na manhã do dia 19 de abril, a partir das 8h30min, com um painel sobre a implantação da nova PNDR, na sala 101, bloco 1. Neste painel, estarão integrantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Ministério da Integração Nacional e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Ainda, neste dia, às 14h, um segundo painel irá avaliar a nova PNDR e o papel da universidade, com pesquisadores pensando as possibilidades de pesquisa a partir da nova política.

O II Seminário tem o apoio da Capes e da Finep. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento. Informações adicionais poderão ser obtidas através do e-mail grasicon@unisc.br, pelos telefones (51) 3717.7308 – 3717.7392, com Grasiela da Conceição, no site do ObservaDR (www.observadr.org.br), ou na página do ObservaDR no facebook (https://www.facebook.com/observadr). A cobertura dos painéis do evento pode ser acompanhada simultaneamente pelo twitter do site @observa_DR (https://twitter.com/Observa_DR).

 

Confira a programação do II Seminário: 

Dia: 18 de abril de 2013, Sala 5328 – Bloco 53

18h30min – Recepção, credenciamento e entrega de material

19h15min – Reunião do Observatório do Desenvolvimento Regional, com a coordenação do Dr. Rogério Silveira (PPGDR-UNISC)

 Dia 19 de abril de 2013 – Local: Sala 101 – Bloco 1

8h – Recepção, credenciamento e entrega de material

8h30min – Abertura: Dr. Rainer Randolph (Coordenador da Área de Planejamento Urbano e Regional da CAPES); Drª.Virginia Etges (PPGDR-UNISC); Msc. Vilmar Thomé (Reitor da UNISC)

9h – Painel 1 – A implantação da nova PNDR: desafios e oportunidades para as  políticas públicas de planejamento e desenvolvimento regional – Coordenação: Drª. Virginia Etges (PPGDR-UNISC), com Dr. Guilherme Mendes Resende, (coordenador de Estudos Regionais da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais – IPEA); Dr. Sérgio Duarte de Castro (Secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional (Ministério da Integração Nacional); Dr. Antonio Carlos Filgueira Galvão (Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE)

11h – Debates

12h às 13h – Intervalo para Almoço

13h30min – Painel 2 –  A nova PNDR e o papel da Universidade: desafios e possibilidades para a agenda de pesquisa sobre o desenvolvimento regional, com a coordenação do Dr. Rogério Silveira (PPGDR-UNISC) e presença de Ester Limonad  (Universidade Federal Fluminense e ANPUR); Mauricio Aguiar Serra(Universidade Estadual de Campinas e AMPEC); Rainer Randolph (IPPUR e CAPES); Sérgio Luís Allebrandt – (PPGDR – UNIJUÍ).

16h – Debates e Encaminhamentos

17h 3omin – Encerramento