Seminário discute a nova política nacional de desenvolvimento regional

II Seminário do Observatório do Desenvolvimento Regional

O Observatório do Desenvolvimento Regional e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) irão reunir pesquisadores, representantes dos governos nacional e estadual e da sociedade civil para discutir a nova Política de Desenvolvimento Regional (PNDR) que está em vias de ser aprovada em Brasília. As discussões ocorrem por meio do II Seminário do Observatório do Desenvolvimento Regional, nos dias 18 e 19 de abril, na Universidade.

Com o tema A nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional: Desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional brasileiro, o seminário terá participantes do Estado e demais regiões do Brasil. O evento se inicia na noite de 18 de abril, às 18h30min, na sala 5328, bloco 53 da UNISC, com uma reunião do Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR). O ObservaDR é um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido a partir da UNISC com a parceria de diversos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional do país, financiado pela Capes, Finep e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A programação segue na manhã do dia 19 de abril, com um painel sobre a implantação da nova PNDR. Neste painel, estarão membros do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Ministério da Integração Nacional e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Ainda, no dia, pela tarde, um segundo painel irá avaliar a nova PNDR e o papel da universidade, com pesquisadores pensando as possibilidades de pesquisa a partir da nova política. 

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional define as diretrizes para as políticas públicas para o desenvolvimento das distintas regiões do Brasil. 

 O II Seminário tem o apoio da Capes e do Finep. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento. Informações adicionais poderão ser obtidas através do e-mail grasicon@unisc.br, pelos telefones (51) 3717.7308 ou 3717.7392, com Grasiela da Conceição, ou no site do ObservaDR (www.observadr.org.br).

 Confira a programação do II Seminário:

 Dia: 18 de abril de 2013, Sala 5328 – Bloco 53

18h30min – Recepção, credenciamento e entrega de material

19h15min – Reunião do Observatório do Desenvolvimento Regional, com a coordenação do Dr. Rogério Silveira (PPGDR-UNISC)

 Dia 19 de abril de 2013 – Local: Sala 101 – Bloco 1

8h – Recepção, credenciamento e entrega de material

8h30min – Abertura: Dr. Rainer Randolph (Coordenador da Área de Planejamento Urbano e Regional da CAPES); Drª.Virginia Etges (PPGDR-UNISC); Msc. Vilmar Thomé (Reitor da UNISC)

9h – Painel 1 – A implantação da nova PNDR: desafios e oportunidades para as  políticas públicas de planejamento e desenvolvimento regional – Coordenação: Drª. Virginia Etges (PPGDR-UNISC), com Dr. Guilherme Mendes Resende, (coordenador de Estudos Regionais da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais – IPEA); Dr. Sérgio Duarte de Castro (Secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional (Ministério da Integração Nacional); Dr. Antonio Carlos Filgueira Galvão (Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE)

11h – Debates

12h às 13h – Intervalo para Almoço

13h30min – Painel 2 –  A nova PNDR e o papel da Universidade: desafios e possibilidades para a agenda de pesquisa sobre o desenvolvimento regional, com a coordenação do Dr. Rogério Silveira (PPGDR-UNISC) e presença de Ester Limonad  (Universidade Federal Fluminense e ANPUR); Sylvio Carlos Bandeira de Mello e Silva (Universidade Católica de Salvador); Rainer Randolph (IPPUR e CAPES); Pedro Silveira Bandeira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

16h – Debates e Encaminhamentos

 17h0min – Encerramento