Seminário de Estruturação do Observa-DR

No dia 16 de abril de 2012 realizou-se o Seminário de Estruturação do Observatório do Desenvolvimento Regional – o OBSERVA-DR, promovido pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC (PPGDR-UNISC), e com apoio da CAPES e FINEP. O evento ocorreu no Campus de Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul e foi altamente positivo, reunindo cerca de 35 pessoas participantes entre coordenadores, pesquisadores e discentes vinculados a 15 Programas de Pós-Graduação, relacionados à temática do Desenvolvimento Regional ou do Desenvolvimento, que discutiram sobre a gestão, estrutura e funcionamento do projeto.

A abertura do evento ocorreu às 9 horas com a presença da Dra. Virginia Elisabeta Etges – Coordenadora do PPGDR-UNISC, Dr. Rainer Randolph – IPPUR/UFRJ e Coordenador da Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da CAPES e Dr. Ivo Theis – PPGDR/FURB e Subcoordenador da Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da CAPES. Os integrantes da mesa de abertura destacaram a importância da proposta de criação do Observatório do Desenvolvimento Regional não apenas para a área do Planejamento Urbano e Regional/Demografia da CAPES, mas para os bem como para os demais programas que atuam na temática do Desenvolvimento no país. Logo após, às 9h30min, apresentou-se a proposta de criação do Observatório do Desenvolvimento Regional, por parte dos professores do Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira (PPGDR-UNISC) e Dra. Heleniza Ávila Campos (PROPUR-UFRGS), quando foi apresentada a justificativa, os objetivos, a proposta inicial do modelo de gestão, de estrutura organizacional e de funcionamento do Observatório. Também foram relatadas as atividades realizadas até então, desde o ano passado, pela equipe do PPGDR-UNISC, responsável pelo projeto do OBSERVA-DR.

Após a apresentação dos professores, abriu-se espaço para comentários, sugestões, criticas e discussão entre os presentes, quando se levantaram importantes contribuições que possibilitaram destacar algumas diretrizes e encaminhamentos norteadores, a serem considerados na definição da forma de organização e no funcionamento inicial do OBSERVA-DR.

Após pausa para o almoço, o Seminário retomou sua programação através da realização de um painel cujo tema foi “Oportunidades e desafios na implementação da agenda inicial de pesquisa do OBSERVA-DR”. A coordenação do painel ficou a cargo da Dra. Virginia Etges (Coordenadora do PPGDR-UNISC), que contou com as participações dos professores Dr. Ivo Theis (PPGDR/FURB e CAPES), Dra. Edna Maria Ramos de Castro (PDTU/NAEA/UFPA) e Dra. Liana Maria da Frota Carleial (???UFPR).

Após as apresentações dos painelistas ocorreu intensa discussão sobre suas contribuições e sobre os desafios e as oportunidades da definição e implementação da agenda de pesquisa do OBSERVA-DR que, em linhas gerais, reforçaram as colocações dos painelistas, seguindo com a definição dos encaminhamentos finais para os próximos passos do projeto.