Resultado de seminário é lançado em livro

Foi lançado recentemente o livro Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: perspectivas e desafios. O livro é um dos resultados do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, realizado em setembro de 2017, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Tradicional evento na área do Planejamento Urbano, Regional e Demografia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul. Esta edição teve como tema Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: Perspectivas e Desafios, que dá título à publicação.

São onze capítulos elaborados pela conferencista do Seminário, painelistas e um dos organizadores do evento, alguns destes, tendo agregados na sua produção parceiros de pesquisas dos seus autores principais. Os artigos publicados neste livro contemplam os cinco eixos temáticos do evento: 1 – Territórios e Redes: Aportes e perspectivas teórico-metodológicas no campo interdisciplinar do Desenvolvimento Regional; 2 – Relações e contradições entre o rural e o urbano no processo de Desenvolvimento Regional; 3 – Redes, sociedade e políticas públicas em contextos regionais; 4 – Redes de cooperação, arranjos produtivos e Desenvolvimento Regional; e 5 – Redes sociais, migração e interculturalidade: Desafios e oportunidades para o Desenvolvimento Regional.

Sobre os organizadores: Ângela Cristina Trevisan Felippi é Jornalista, professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2006) e mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2000). Líder do grupo de pesquisa (CNPq) Desenvolvimento Regional e Processos Socioculturais, pesquisa os temas comunicação e desenvolvimento, cultura e desenvolvimento, identidade territorial, discursos da mídia. Pesquisadora do Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR).

Rogério Leandro Lima da Silveira é Geógrafo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa. Professor titular e pesquisador do Departamento de História e Geografia e pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Líder do GEPEUR – Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos Regionais (CNPq). Coordenador do Observatório do Desenvolvimento Regional. Integra a Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança – REDETEG. Editor da REDES – Revista sobre o Desenvolvimento Regional do PPGDR – Unisc.

Autores e autoras: Agostina Costantino, Camil Girard, Daniel Flores Cáceres, Daniella Gac Jiménez, Denise Elias, Eric Sabourin, Gislene Santos, Jorge Renato Verschoore, Leila Christina Dias, Marcel Thezá Manríquez, Marin Coy, Martina Neuburger, Nilso Francio, Rogério Leandro Lima da Silveira, Sílvia Gorenstein.

O livro está disponível para download através do link: https://issuu.com/editorainsular/docs/territ_rios__redes_e_desenvolviment