Redes, sociedades e territórios – 3ª edição revisada e ampliada, e-book disponível no site.

Compartilhando a terceira e ampliada edição do livro Redes, Sociedades e Territórios, com a parceria de Leila Cristina Dias, na organização. Obrigado a todos os colegas que participaram com seus ótimos textos nessa terceira edição.

Nos quinze anos que separam a primeira edição deste livro dos dias atuais, muitas são as representações associadas à rede pelas Ciências Humanas: rede social, Teoria Ator-Rede (TAR), rede urbana, rede técnica, rede digital, rede econômica, rede federativa, rede agroindustrial e rede financeira constituem apenas alguns exemplos. Nos diferentes campos disciplinares, o potencial heurístico da noção continua a ser explorado, e a rede tem constituído importante recurso analítico. Embora desde sempre a rede esteja presente nos modos como os humanos imaginam e representam o mundo – na antiguidade grega a rede era observada como técnica de tecelagem, composta de fios regularmente entrelaçados que servia para capturar pequenos animais, e essa mitologia do fio e da tecelagem se enriquecia do imaginário das formas da natureza – a partir do século XIX o extraordinário desenvolvimento das técnicas de informação e comunicação contribuiu para a notoriedade e a difusão dessa ideia. Revista e ampliada, esta terceira edição atualiza as abordagens sobre as redes, com três capítulos adicionais. O primeiro apresenta a Teoria Ator-Rede, comparando-a com outras duas abordagens sociológicas que situam as redes no centro da análise: a Análise de Redes Sociais e a Teoria da Sociedade em Rede. O segundo problematiza os desafios contemporâneos para a democracia postos pela internet e seus usos sociais, propondo a perspectiva hacker como aquela que tem na colaboração, no compartilhamento e nas soluções livres a estrutura fundante do fazer educação e comunicação. O terceiro capítulo apresenta a configuração geográfica dos maiores grupos econômicos, comerciais e industriais, que operam no Brasil, seus pontos de comando da economia no espaço brasileiro e suas redes que, na atualidade, integram o país aos principais centros financeiros mundiais, incluindo os paraísos fiscais.

Para fazer o download, acesse a aba e-books. Mais informações, acesse: https://www.unisc.br/pt/home/editora/e-books?id_livro=506.

Boa Leitura!