Clima

RACE TO ZERO

Race to Zero é uma campanha global que busca o engajamento de governos nacionais e subnacionais, empresas, investidores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa das suas organizações até 2050. Os signatários da campanha se comprometem a acelerar a transição energética e a descarbonização da economia que já faziam parte dos compromissos nacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa assumidos pelos países no Acordo do Clima de Paris, em 2015, mas cuja implementação estava sendo considerada lenta. https://unfccc.int/climate-action/race-to-zero-campaig

A campanha foi lançada pela presidente do Chile durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 que foi a 25ª conferência das Nações Unidas (ONU) sobre as mudanças climáticas (COP 25), realizada na Espanha, em dezembro de 2019. A participação na campanha Race to Zero é voluntária e os signatários assumem o compromisso com um conjunto de metas objetivas e responsabilidades comuns a todas organizações com fins lucrativos ou sem fins lucrativos.

Desde seu lançamento em 2019, a campanha vem criando diversas componentes:

ENTENDENDO AS METAS DA RACE TO ZERO

A temperatura do planeta está aumentando gradativamente ano após ano. Vivemos hoje com as médias mais altas dos últimos 12 mil anos devido à emissão de gases de efeito estufa (GEE) que se acumulam na atmosfera, concentram a energia dos raios solares e originam o aquecimento global. Desde início das medições científicas a temperatura média global subiu 1,10C.

O aumento desses gases na atmosfera concentra a energia dos raios solares, gerando o aquecimento global e suas mais graves consequências, como a elevação do nível médio dos mares e as ressacas mais intensas no litoral, o derretimento das geleiras, a alteração nos padrões de chuva e o desequilíbrio de cadeias alimentares. A expansão do desmatamento ilegal e das atividades industriais ao longo dos séculos, sobretudo as que utilizam combustíveis fósseis, como carvão, gasolina, diesel, gás natural e outros derivados de petróleo, explica o aumento da temperatura média do planeta.

A campanha Race to Zero busca comprometer seus membros na urgência em reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 para diminuir o impacto das mudanças climáticas no planeta.

  • Alcançar emissões líquidas zero até 2050 somente será possível quando todas as emissões de gases de efeito estufa causadas por nossa economia e formas de consumo alcançarem equilíbrio com a remoção de gases da atmosfera (um processo conhecido como remoção de carbono).
  • Em primeiro lugar, é preciso reduzir ao mais próximo de zero possível todas as emissões causadas pela atividade humana – como a queima de carvão mineral, uso de veículos, ônibus e caminhões movidos a combustíveis fósseis ou limitação de grandes emissores como fábricas de cimento, vidro ou refinarias de petróleo, por exemplo.
  • Em segundo lugar, as emissões de gases de efeito estufa remanescentes devem ser equilibradas com uma quantidade equivalente de remoção de carbono da atmosfera, por exemplo, restaurando florestas e bacias hidrográficas. O conceito de emissões líquidas zero representa elemento central para a neutralidade climática.

RIO GRANDE DO SUL NA RACE TO ZERO

Os chefes de Executivo que compõem o movimento Governadores pelo Clima lançaram, em novembro de 2021, na Escócia, o Consórcio Brasil Verde. Parte da programação da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), o consorcio contou com a participação do governador do Rio Grande do Sul.

Em uma carta-compromisso com a agenda mundial para a descarbonização, o governador do Rio Grande do Sul se comprometeu um mês antes em estruturar políticas públicas que visam à promoção da agenda climática e a implementação da Política Estadual sobre Mudanças do Clima, fomentando soluções e sistemas baseados em uma economia de baixo carbono.

Carta compromisso. https://www.estado.rs.gov.br/upload/arquivos//carta-compromisso-cop26.pdf

Durante a COP 26 o Executivo gaúcho assinou a filiação do estado à campanha Race to Zero, estabelecendo o ProClima2050, um conjunto de ações e projetos da Política Estadual para Mudanças Climáticas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com vista à neutralização de emissões líquidas de gases de efeito estufa até o ano de 2050 e à resiliência climática.

https://www.proclima2050.rs.gov.br/sobre

O Decreto Estadual Nº 56.347, de 26 de janeiro de 2022, dispõe sobre a adesão do estado do Rio Grande Sul às campanhas “Race to Zero” e “Race to Resilience”, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima. Para o atingimento dos compromissos climáticos assumidos o Executivo definiu elaborar trajetórias de neutralização do carbono e descarbonização da economia gaúcha em um prazo de 12 meses, com prazo final em 26 de janeiro de 2023.