ObservaDR lança Banco de Dados Regional nesta quarta

Intuito é oferecer informações atualizadas aos pesquisadores, gestores públicos, organizações e cidadãos.

Será lançado nesta quarta-feira, 13, às 10 horas, na sala 501, bloco 5, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o Banco de Dados Regional do Vale do Rio Pardo. O evento apresenta o primeiro produto do trabalho de pesquisa e extensão realizado desde 2011 pela equipe de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, que atua no projeto Observatório do Desenvolvimento (Observa-DR). A iniciativa tem apoio da Unisc e fomento externo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Dentre os objetivos estão a disponibilização de um banco de dados regionais, elaborado e construído a partir de informações e estatísticas dos municípios e regiões no âmbito de análise do Observa-DR. “Essa iniciativa pretende possibilitar aos cidadãos em geral e às instituições públicas e privadas, governamentais e não governamentais, a seleção e acessibilidade de dados e informações relevantes para caracterizar e diagnosticar potencialidades, dinâmicas e limites regionais”, disse o responsável pelo projeto, professor Rogério Silveira.

O intuito do banco de dados regional referente ao território do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Vale do Rio Pardo) é oferecer dados e informações atualizadas aos pesquisadores, gestores públicos, organizações e cidadãos. O material estará disponível no site www.observadr.org.br, juntamente com outros estudos, relatórios técnicos e publicações, bem como notícias, eventos e informações sobre o projeto e a temática do desenvolvimento regional.

O Observa-DR consiste na organização do acesso a bancos de dados e indicadores sobre pesquisas, projetos, programas e políticas públicas de desenvolvimento regional, através da articulação com centros de pesquisa e instituições. Atualmente, o projeto conta também com a participação de programas de pós-graduação na área desenvolvimento regional de outras instituições, como: UFRJ, FURB, Unitau, UnC, Unoesc, UnoChapecó, entre outras.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7392 ou pelo e-mail observadr@yahoo.com.br.

Fonte: Portal Gaz