Observa-DR lança Banco de Dados Regional do Vale do Rio Pardo

No dia 13 de junho, às 10h, na sala 501, bloco 5, da Universidade de Santa Cruz do Sul, será lançado o Banco de Dados Regional do Vale do Rio Pardo. O evento apresentará o primeiro produto do trabalho de pesquisa e extensão realizado desde 2011 pela equipe de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, que atua no projeto do Observatório do Desenvolvimento, o Observa-DR. A iniciativa tem apoio da Unisc e fomento externo da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep.

Dentre os objetivos e atividades do Observa-DR está a disponibilização de um banco de dados regionais, elaborado e construído a partir de informações estatísticas e espaciais dos municípios e regiões dentro do âmbito da análise Observa-DR. Segundo o responsável pelo projeto, Professor Rogério Silveira, “tal iniciativa pretende possibilitar aos cidadãos em geral e às instituições públicas e privadas, governamentais e não governamentais a seleção e acessibilidade de dados e informações relevantes para caracterizar e diagnosticar potencialidades, dinâmicas e limites regionais”.

O intuito do banco de dados regional, referente ao território do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede Vale do Rio Pardo, é oferecer dados e informações atualizadas aos pesquisadores, gestores públicos, organizações E cidadãos. O material está disponibilizado no site www.observadr.org.br, juntamente com outros estudos, relatórios técnicos e publicações, bem como notícias, eventos e informações sobre o projeto e a temática do desenvolvimento regional.

O projeto do Observatório do Desenvolvimento Regional – Observa-DR, consiste na organização do acesso a dados (bancos de dados e indicadores) sobre pesquisas, projetos, programas e políticas públicas de desenvolvimento regional através da articulação com centros de pesquisa e instituições. Atualmente, o projeto conta com a participação de programas de pós-graduação na área desenvolvimento regional de instituições, tais como: UFRJ, FURB, UNITAU, UnC, UNOESC, UNOCHAPECÓ, entre outras, que podem ser conferidas no site do Observa-DR. Além disso, no site também podem ser encontrados links para as pesquisas dos referidos programas, possibilitando o acesso a dados, informações e reflexões sobre os vários aspectos da temática do desenvolvimento, seja econômico, social, político, ambiental ou cultural.

Mais informações pelo telefone 3717-7392 ou pelo e-mail contato@observadr.org.br