VI Seminário de Desenvolvimento, Estado e Sociedade

O VI Seminário de Desenvolvimento, Estado e Sociedade ocorrerá presencialmente na cidade cearense de Crato, Região do Cariri, durante os dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2022, na Universidade Regional do Cariri (URCA). A cidade de Crato, juntamente com Juazeiro do Norte e Barbalha, formam uma das maiores aglomerações urbanas no interior do Nordeste com uma população estimada em 473.839 habitantes, de acordo com o IBGE. Os três centros são conurbados e distantes 10 km um do outro reciprocamente e localizam-se no extremo Sul do Estado do Ceará, ao sopé da Chapada do Araripe.

Pela primeira vez o evento está sendo realizado por dois Programas de Pós-graduação, o Programa de Planejamento em Dinâmicas Territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande Campus de Pau dos Ferros e pelo Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Urbana da URCA, Campus do Pimenta em Crato.

Tais programas tem a participação de um conjunto de Instituições de Ensino Superior que capitaneiam as investigações sobre o território do Semiárido brasileiro e suas particularidades no que concerne às políticas públicas transversais e os processos de desenvolvimento regional enfatizando as transformações e movimentos econômico, social e político, em consonância com particularidades ambientais, culturais e identitárias.

Tendo a preocupação de ambientar as discussões sobre Desenvolvimento, Estado, Sociedade e seus desdobramentos regionais e urbanos ao atual contexto de gradual avanço sobre a Pandemia da COVID-19 e o quadro de crise humanitária o tema proposto para este ano será “Distopia, crise civilizatória ou fortalecimento dos sistemas sociais? Desenvolvimento em um cenário pós-Pandemia”

Para mais informações: http://siseventos.urca.br/site/visedres