Delegados de todas as regiões se preparam para participar da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional

 I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional
Eles chegam a Brasília em 18 de março para o credenciamento no evento, que será realizado no Centro de Eventos Brasil 21

Brasília, 11/3/2013 –Os delegados eleitos estão organizando as caravanas em seus estados para participarem da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (I CNDR). O evento será realizado de 18 a 22 de março, em Brasília, no Centro de Eventos Brasil 21, e vai reunir representantes das cinco regiões do país. A CNDR aprovará um conjunto de princípios e diretrizes que servirá de base para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Um dos 443 delegados eleitos é a pernambucana Marli Costa, que participará como representante da sociedade civil. Membro do Sindicato dos Servidores Federais do Estado de Pernambuco, ela está motivada com o processo inclusivo do evento: “Nunca ouve uma conferência que convidasse instituições de pesquisa. Criar esse elo entre os quatro segmentos é inédito no país. Pensar o macro, respeitando as regiões, desigualdades sociais, mostra que há a busca de um Brasil em cima de uma realidade”, explica.

O número de delegados eleitos é calculado pela quantidade de habitantes de cada uma das 27 unidades da federação. No caso da I CNDR, estados com população inferior a cinco milhões de habitantes elegeram 10 delegados. Já entre cinco a dez milhões, 14 delegados. E, acima de dez milhões de habitantes, 20 delegados. Os eleitos são representantes da sociedade civil, Poder Público, setor empresarial e instituições de ensino superior, pesquisa e extensão.

Para Sérgio Castro, secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, as discussões ajudarão a superar a visão setorial ainda presente na formulação e execução das políticas públicas brasileiras: “Com uma política pública construída coletivamente poderemos criar condições para impulsionar o dinamismo que o Brasil vivencia”, afirma.

Deliberações – A I CNDR aprovará um conjunto de princípios e diretrizes que servirá de base para a construção de uma nova PNDR. Haverá priorização de sugestões, dentre as 362 constantes no Caderno de Propostas, a partir da percepção dos atores envolvidos – governamentais, academia, empresariado e sociedade civil. A ideia é garantir o consenso entre os atores envolvidos.

I Semana do Desenvolvimento Regional –A Conferência integra a programação da primeira Semana de Desenvolvimento Regional, promovida pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O evento, que será realizado entre 18 e 22 de março, em Brasília, discutirá a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Nos dias também ocorrem o Seminário Internacional Política Regional no Contexto Global: Situação e Perspectivas e a 3ª Conferência do Desenvolvimento (Code). Saiba mais no site evento.

Acompanhe a I CNDR também pelo facebook.com/br.integracao e siga pelo Twitter @br_integracao

A partir do dia 18 a TV NBR transmitirá ao vivo os principais eventos da I CNDR.

FONTE: http://www.integracao.gov.br/noticias