Conheça os painelistas do VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional

 

QUARTA-FEIRA 04/09

9:30 – Conferência de abertura: Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional

CARLOS ANTÔNIO BRANDÃO

Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Bolsista 1 D CNPq. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Suas atividades de docência, pesquisa e extensão se concentram na área do Planejamento Urbano e Regional. Possui Doutorado, Livre-Docência e Professor Titular em Economia Regional e Urbana pela UNICAMP. Mestrado em Economia pelo Cedeplar/UFMG. Pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenador do site www.interpretesdobrasil.org . Coordenador do Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Editor da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR).

 

13:30 – Mesa Redonda 1: Crises do Capitalismo – repercussões no território

EDUARDO MALDONADO FILHO

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Economia pela New School for Social Research (1981) e doutorado em Economia pela New School for Social Research (1982). Atualmente é ProfessorAdjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Teoria Econômica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Profit Rate Differentials, Competition, Brazilian economy, Oligopolist and competitive sectors.

MARTIN COY

Institut für Geographie Universität Innsbruck – Áustria

JOSÉ LUIS VIANNA DA CRUZ

 Possui graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS, 1978), mestrado em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR, 1990), especialização em Planejamento do Desenvolvimento Regional, Universidade de Ciências Humanas e Tecnologia, Lille1, França (PROGRAMA ERASMUS, da UE, 2000), doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR, 2003). É professor Associado, nível 2, Universidade Federal Fluminense e professor-colaborador, Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, da Universidade Candido Mendes/Campos dos Goytacazes. Foi Sub-Chefe e Coord. de Extensão do Depto. de Serviço Social de Campos; Coord. do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, 2005 a 2009; Diretor da Unidade da UFF/Campos (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional), 2003 a 2008; em 2008, Assessor do Reitor para Implantação do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes; de 2009 a 2012, Diretor do PUCG/UFF-Polo Universitário de Campos, membro da Comissão Mista do CUV e, de 2008 a 2012 exerceu função gerencial/fiscalizadora e coord. da implantação do Projeto de Expansão/REUNI, de Campos, com 05 novos cursos de Graduação. Atualmente é Pós-Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, na UFRRJ.

QUINTA-FEIRA 05/09

9:00 – Mesa Redonda 2: Governaça Regional – equidade x competitividade

SERGIO KAPRON

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor – Faculdades Rio-Grandenses e assessor economista – Assembleia Legislativa RS. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de políticas públicas, desenvolvimento, economia popular solidária, arranjos e sistemas locais de produção. Exerceu funções de assessoria, planejamento, direção e gestão.

MARIO VOLPE

Dipartimento di Economia – Università Ca’ Foscari di Venezia – Itália

LUZ DARY RIVERA

Universidad Bolivariana de Venezuela

NYTHAMAR HILARIO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR

Após cursar dois anos de Engenharia Eletrônica (Básico) na Escola Politécnica da FESP, fez graduação e mestrado em Teologia (Licence et Maîtrise en Théologie) na Faculté de Théologie Réformée dAix-en-Provence (1985, 1987), mestrado em Filosofia (Villanova University, 1990) e doutorado em Filosofia (Ph.D., 1994) pela State University of New York em Stony Brook. Tem pós-doutorado na New School for Social Research (1997-98), na London School of Economics e na Universität Kassel (2004-05, 2012), onde foi pesquisador bolsista da Alexander von Humboldt Stiftung. Tem sido Pesquisador do CNPq desde 1995. Foi professor visitante na University of Toledo, Ohio (EUA), em 2007-08, onde lecionou 11 disciplinas e conduziu pesquisa de pós-doutorado. Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurofilosofia (Instituto do Cérebro, InsCer) e do Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia, criado em 2009.

                                                             

13:30 – Mesa Redonda 3: Desenvolvimento Regional – O papel do Estado

MIGUEL MATTEO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas – SP (1990) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – DF. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Teoria do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria paulista, distribuição espacial da indústria paulista, características da indústria paulista, região metropolitana de são paulo e pesquisa da indústria da construção.

LADISLAU DOWBOR

Possui graduação em Economie Politique – Universite de Lausanne (1968), mestrado em Economia Social pela Escola Superior de Estatística e Planejamento (1974) e doutorado em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento (1976). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Administração e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança tecnológica, economia dos recursos humanos, economia regional e urbana, planejamento educacional e economia internacional. Seus livros e artigos estão disponíveis no site http://dowbor.org

SAINT-CLAIR TRINDADE

É graduado em Geografia – Licenciatura (1986) e Bacharelado (1989) – e em Direito (1988) pela Universidade Federal do Pará. Na mesma Universidade cursou Especialização em Instrumentação Específica à Análise Geográfica Aplicada à Amazônia (1988) e concluiu Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (1993), no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. Doutorou-se em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e realizou Pós-Doutorado em Políticas Urbanas no Institut des Hautes Études de l Amérique Latine (Université Paris III/Sorbonne Nouvelle), França (2006-2007). Desde 1989 é docente efetivo da Universidade Federal do Pará, sendo atualmente Professor Associado IV vinculado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. É também membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, ocupando a cadeira de número 21.

 

SEXTA-FEIRA 06/09

9:00 – Mesa Redonda 4: Desenvolvimento Regional – Relatos de Experiências

LAURA POLVERARI

European Policies Research Centre – Glasgow, Escócia

SERGIO DUARTE DE CASTRO

Possui graduação em Economia pela Universidade Católica de Goiás (1982) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor titular da Pontificia Universidade Católica de Goiás (PUCGo), professor convidado da Universidade de Paris 1 Pantheon Sorbonne no Erasmus Mundus Master In Sustainable Territorial Development e Secretario Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministerio de Integração Nacional. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, arranjo produtivo local (APLs), desenvolvimento local, e economia da cultura.

 

13:30 – Mesa Redonda 5: Construção de conhecimento em Desenvolvimento Regional – aportes teórico-metodológicos

YANN FOURNIS

Département Sociétés, Territoires et Développement Université du Québec à Rimouski – Canada

ESTER LIMONAD

Laureada em 2007 com o III Prêmio Milton Santos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona (2006), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1977). Atualmente é Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.

IVO THEIS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional de Blumenau (1983), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) e doutorado em Geografia pela Universitat Tuebingen (Eberhard-Karls) (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento e desenvolvimento econômico, atuando principalmente em planejamento e desenvolvimento regional em Santa Catarina, e ciência & tecnologia e desenvolvimento territorial no Brasil.

 

Clique aqui e acesse a programação completa.