Vale do Rio Pardo

Dentre os objetivos e atividades do Observatório do Desenvolvimento Regional (OBSERVA-DR) estão a organização, instrumentalização de acesso e divulgaçã college essays service de estudos, relatórios técnicos e publicações sobre a temática do desenvolvimento regional e a elaboração, construção e disponibilização de um banco de dados regional, contendo informações estatísticas e espaciais em relação aos municípios e às respectivas regiões que são objeto de análise pelo OBSERVA-DR. Tal iniciativa pretende possibilitar aos cidadãos em geral e às instituições públicas e privadas, governamentais e não  governamentais a seleção e acessibilidade de dados e informações consideradas relevantes para caracterizar e diagnosticar sample expository essay topics potencialidades, dinâmicas e limites regionais.

O presente Banco de Dados Regionais do Vale do Rio Pardo está organizado com base no recorte territorial da região de atuação do Corede do Vale do Rio Pardo, com a qual o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional-UNISC, tem interagido e atuado na realização de diagnósticos regionais e na elaboração de planos de desenvolvimento regional. Assim, integram essa base territorial regional os 23 municípios que constituem a região do Vale do Rio Pardo. Já o recorte temporal contemplado é aquele relativo ao período entre 1995 e os anos mais recentes, cujos dados já estão disponibilizados pelas diferentes instituições governamentais que os coletam.

Optamos por organizar um banco de dados que possibilitasse analogias entre as informações disponibilizadas, estruturado a partir de eixos temáticos principais, a saber: a Agropecuária e Estrutura Fundiária; a Demografia; a Economia; a Dinâmica Social; e a Configuração Territorial. Este acervo de dados e informações está disponível para download em forma de planilhas, notas interpretativas, gráficos e mapas temáticos selecionados.

Os dados secundários estatísticos foram levantados junto aos seguintes sistemas de informações: IBGE-SIDRA, IPEA-DATA, FEE-DADOS e MTERAIS. As informações espaciais foram elaboradas a partir da base de dados do CPRM Serviço Geológico do Brasil e do cruzamento das informações estatísticas com a malha digital do IBGE de 2010. Também foram adaptadas de pesquisas e trabalhos técnicos realizados pelo Núcleo de Gestão Pública (NGP) da UNISC.

Cabe ressaltar que as proposições do banco de dados regional não procuram constituir um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados nem um Sistema de Informações Geográficas, mas servem como um repositório de dados estatísticos disponibilizados em planilhas na forma de tabelas e gráficos e informações espaciais através de mapas temáticos.

Espera-se que o Banco de Dados Regional referente ao território do COREDE Vale do Rio Pardo, possa oferecer dados e informações atualizadas aos pesquisadores, gestores públicos, organizações, cidadãos e à todos os demais interessados, de modo a qualificar o debate e qualificar a definição e a avaliação de políticas e processos de desenvolvimento e de planejamento regional.

Arquivos

Para realizar o download das planilhas, notas interpretativas, gráficos e mapas temáticos, clique com o botão direito do mouse sobre o hyperlink e selecione “Salvar link como…“.

Indicadores

Agropecuária e Estrutura Fundiária

Demografia

Economia

Infraestrutura

Índices de Desenvolvimento

Meio Ambiente

Político e Administrativo

Sociedade e Cultura