PPGDR da UNISC promove curso O Golpe de 2016

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rio Grande do Sul, em consonância com outras universidades do país, está ofertando o curso O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil. O curso teve início com o dia 24 de abril, e segue até julho, com aulas semanais. Foram abertas à comunidade em geral 80 vagas.

No total, serão ter 10 aulas. O primeiro encontro foi com o professor Benedito Tadeu César, professor da Sociologia da Ufrgs. Cerca de 20 docentes da UNISC e três da Ufrgs darão o curso, dividido em temáticas relacionadas ao Golpe e seus desdobramentos. Vários cursos de graduação, pós-graduação e departamentos da Universidade apoiam o curso, sendo o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e o de Educação (PPGEdu), os departamento de História e Geografia (DHG), Educação, Departamento de Letras e os cursos de História e Geografia, de Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Produção em Mídia Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Fotografia) e Serviço Social.

O curso debate o processo de desdemocratização da sociedade brasileira a partir do golpe jurídico/midiático/parlamentar que resultou no impeachment de Dilma Roussef. Discute-se a tese de que a queda do governo Dilma Rousseff foi resultado de um golpe de Estado de novo tipo.

O objetivo é refletir criticamente sobre a ruptura constitucional levada a cabo em 2016 identificando alguns elementos estruturais de ordem política, econômica, social e cultural, os atores e suas ações, os interesses, as alianças e os conflitos que tornaram possível o intento antidemocrático ou que dele decorreram.

Mais informações no link https://docs.google.com/document/d/1e3G_ofMg01aHohgeLDPMZXnBqdcy6wJ9Gj1xU0b4vhg/edit